Os Jardins do Palácio de Cristal
- Pâmela Alt
- 18 de set. de 2018
- 2 min de leitura
Antes de falar sobre estes jardins encantadores, vamos contar um pouco sobre a história do Palácio de Cristal!
O local até hoje é chamado de Palácio de Cristal, mas não há lá nenhum palácio, muito menos de cristal, para ser visitado.
O Palácio de Cristal era um edifício todo em ferro, vidro e granito, inspirado no Crystal Palace de Londres, foi construído para albergar a Exposição Internacional do Porto, que contou com a participação de mais de 4.300 expositores de 25 países. A construção do Palácio começou em 1861 e foi inaugurado em 1865 para a Exposição e mereceu a presença do rei D. Luís, de D.ª Maria Pia e do príncipe D. Carlos. Além de ter sediado outras distintas exposições, o Palácio serviu como um importante espaço de cultura, recebendo em concerto grandes nomes da música clássica.

Em 1952 foi anunciado o Campeonato Mundial de Hóquei em Patins, a ser realizado no Porto. Assim, a 9 de Janeiro de 1952 decretou-se a destruição do Palácio de Cristal, embora este já estivesse a ser demolido desde o dia 6 de Janeiro, exceto a frente. Escreve o autor do blog Portoarc que “Para esconderem a destruição de tão importante monumento os técnicos mantiveram a fachada até ao fim e assim passava despercebida da rua”.
A população sempre se revoltou por sua destruição, então até hoje ele continua sendo chamado de Palácio de Cristal, porém agora no lugar no Palácio esta o Pavilhão Rosa Mota.

O que é certo, é que o nome Palácio de Cristal permanece até hoje, e os imensos e belíssimos jardins também! E ainda bem! Porque assim, temos na cidade um lugar incrível para passear, estar próximo à natureza e ver lá do alto, o rio, o mar e parte da cidade.
Estes jardins românticos foram projetados pelo arquiteto paisagista alemão Émille David na década de 1860 e mantêm-se bonitos, com diversos desenhos geométricos e distribuídos por temas: o Jardim das Plantas Aromáticas, o Jardim das Medicinais, o Jardim do Roseiral, o Jardim das Cidades Geminadas e o Jardim dos Sentimentos onde está a estátua “Dor” de Teixeira Lopes.

Os Jardins do Palácio de Cristal fica localizado na rua de D. Manuel II, a entrada é gratuita e funciona nos horários de verão (1 abril a 30 setembro): 08h00 às 21h00
Horários de inverno (1 outubro a 31 março): 08h00 às 19h00.
É com certeza um passeio obrigatório e uma dica é ficar até o por do sol!
Commenti