top of page

Os Jardins do Palácio de Cristal

  • Foto do escritor: Pâmela Alt
    Pâmela Alt
  • 18 de set. de 2018
  • 2 min de leitura

Antes de falar sobre estes jardins encantadores, vamos contar um pouco sobre a história do Palácio de Cristal!

O local até hoje é chamado de Palácio de Cristal, mas não há lá nenhum palácio, muito menos de cristal, para ser visitado.

O Palácio de Cristal era um  edifício todo em ferro, vidro e granito, inspirado no Crystal Palace de Londres, foi construído para albergar a Exposição Internacional do Porto, que contou com a participação de mais de 4.300 expositores de 25 países.  A construção do Palácio começou em 1861 e foi inaugurado em 1865 para a Exposição e mereceu a presença do rei D. Luís, de D.ª Maria Pia e do príncipe D. Carlos.  Além de ter sediado outras distintas exposições, o Palácio serviu como um importante espaço de cultura, recebendo em concerto grandes nomes da música clássica.


Em 1952 foi anunciado o Campeonato Mundial de Hóquei em Patins, a ser realizado no Porto. Assim, a 9 de Janeiro de 1952 decretou-se a destruição do Palácio de Cristal, embora este já estivesse a ser demolido desde o dia 6 de Janeiro, exceto a frente. Escreve o autor do blog Portoarc que “Para esconderem a destruição de tão importante monumento os técnicos mantiveram a fachada até ao fim e assim passava despercebida da rua”.

A população sempre se revoltou por sua destruição, então até hoje ele continua sendo chamado de Palácio de Cristal, porém agora no lugar no Palácio esta o Pavilhão Rosa Mota.


O que é certo, é que o nome Palácio de Cristal permanece até hoje, e os imensos e belíssimos jardins também! E ainda bem! Porque assim, temos na cidade um lugar incrível para passear, estar próximo à natureza e ver lá do alto, o rio, o mar e parte da cidade.

Estes jardins românticos foram projetados pelo arquiteto paisagista alemão Émille David na década de 1860 e mantêm-se bonitos, com diversos desenhos geométricos e distribuídos por temas: o Jardim das Plantas Aromáticas, o Jardim das Medicinais, o Jardim do Roseiral, o Jardim das Cidades Geminadas e o Jardim dos Sentimentos onde está a estátua “Dor” de Teixeira Lopes.


Os Jardins do Palácio de Cristal fica localizado na rua de D. Manuel II,  a entrada é gratuita e funciona nos horários de verão (1 abril a 30 setembro): 08h00 às 21h00

Horários de inverno (1 outubro a 31 março): 08h00 às 19h00.


É com certeza um passeio obrigatório e uma dica é ficar até o por do sol!


Commenti


Instagram.png

© 2018 por Amantes do Porto. Criado com Wix.com

GOPR8042.JPG
Sobre os Amantes do Porto
  • White Facebook Icon
Receba novidades exclusivas por e-mail!

I'm a paragraph. Click here to add your own text and edit me. It’s easy. Just click “Edit Text” or double click me to add your own content and make changes to the font.

 

Read More

 

bottom of page