Livraria Lello & Irmãos
- Pâmela Alt
- 20 de set. de 2018
- 3 min de leitura
A famosa Livraria Lello é considerada uma das mais belas livrarias do mundo. A livraria situa-se no centro histórico da cidade do Porto.

A história deste tesouro da cidade do Porto começa em 1869 quando foi aberta como casa-editora, era conhecida como Livraria Internacional de Ernesto Chardron e após a morte do dono, ela foi comprada por Mathieux Lugan que por fim acabou vendendo o negócio para José Lello. Este, em sociedade com o irmão, António Lello, mais tarde batizou a livraria de: Livraria Lello e Irmão.
O edifício é do estilo neogótico portuense e a construção pertence ao engenheiro Xavier Esteves. Entre seus elementos decorativos, se deixa transparecer o estilo do século XX. A fachada é uma das partes mais fotografadas do edifício, com sua entrada central e duas vitrines laterais.

Dentro da Livraria, há vários pilares e arcos quebrados e a famosa escadaria, que são conhecidas por terem servido de inspiração para as escadas de Hogwarts nos livros e filmes de Harry Potter.

Os fãs de Harry Potter não têm dúvidas. As escadas que se mexem de Hogwarts e os corredores cheios de livro até o teto da livraria Floreios e Borrões, onde os jovens bruxos compram seus livros de magia, são, de certo modo, um pedacinho da livraria portuguesa inspirando a ficção.
Para quem é fã da autora ou dos livros, uma curiosidade é que J. K. Rowling morou um tempo na cidade do Porto, no início dos anos 90 e apesar de nunca ter afirmado sua preferência pela Lello, muita gente supõe que a famosa autora tenha visitado a livraria e levado referências do local histórico para sua obra.
Por isso, a arquitetura neogótica, combinada com os estilos “art nouveau” e “art déco”, e a grande escada contorcida da Lello se tornaram famosas entre os turistas que vão a Porto.

A livraria é tão procurada pelos apaixonados por Potter, que passou até a cobrar entrada dos visitantes.
O voucher custa 5 euros, que pode ser convertido em descontos na compra de livros. Também está a venda o cartão “Amigo Livraria Lello”, que custa 10 euros, mas é válido para o ano todo.
A livraria Lello e Irmão fica na Rua das Carmelitas, 144, Porto, Portugal. Os vouchers devem ser comprados na mesma rua, no edifício que fica na esquina acima da livraria.
O caráter único do edifício tem vindo a ser reconhecido por diversas personalidades e entidades:
– O escritor espanhol Enrique Vila-Matasdescreveu-a como “A mais bonita livraria do mundo”. – O jornal inglês The Guardian, em 2008, considerou-a a terceira mais bela do mundo. – A editora australiana de guias de viagens Lonely Planet, no seu guia Lonely Planet’s Best in Travel 2011, considerou-a como a terceira melhor livraria do mundo, sendo descrita como “uma pérola de arte nova”, destacando as “prateleiras neo-góticas” e a “escadaria vermelha em espiral” semelhante a “uma flor exótica”. – A revista Travel + Leisure, em janeiro de 2015, colocou a Lello, no Porto, no topo da lista das 15 livrarias mundiais mais estilosas (cool, em inglês), referindo que o átrio coloca o enfoque na escadaria encarnada, “espetacular o suficiente para te fazer parar”. – A Revista «Time» considerou a livraria uma das 15 livrarias mais interessantes do mundo, salientando o valor histórico e artístico da livraria portuguesa. – A CNN, em 2014, considerou-a a livraria mais bonita do mundo. – Em 2016, o então ministro da Cultura, João Soares, disse no Porto que a Cultura pode ser motor de desenvolvimento e afirmação no plano comercial para Portugal e apontou a histórica Livraria Lello como bom exemplo.
Comments