top of page

A deliciosa Francesinha

  • Foto do escritor: Pâmela Alt
    Pâmela Alt
  • 20 de set. de 2018
  • 1 min de leitura

A Francesinha é a menina dos olhos de ouro quando o assunto é comida típica do Porto. Essa deliciosa receita leva pão, bife, linguiça, salsichas frescas, fiambre e queijo! Depois de levado ao forno vem o segredo: molho! Tendo como base tomate, cerveja preta e molho piri-piri, o que o torna levemente picante. (Algumas receitas variam, utilizando inclusive o delicioso vinho do Porto.)


Foto: Restaurante Locanda, Porto. Francesinha preparadas no forno à lenha.

A origem da Francesinha é creditada ao Daniel David Silva, que na década de 1950 trabalhava no restaurante Regaleira. Após ter passado um tempo como imigrante na França, se inspirou no prato “croque-madame” e “croque-monsieur” para criar a deliciosa francesinha. O restaurante ainda está em funcionamento e claro, servem Francesinhas!

O nome Francesinha, segundo reza a lenda, deve-se ao fato dele afirmar que: “As mulheres mais picantes que eu conheço, são as francesas.” Mas claro, história é história e existem várias versões. Uns dizem que a origem do prato remonta a Guerra Peninsular, afirmando que as tropas napoleônicas costumavam comer sanduíches de pão de forma e colocavam todo o tipo de carnes e muito queijo.


E aí, deu vontade de provar essa delícia?


Comments


Instagram.png

© 2018 por Amantes do Porto. Criado com Wix.com

GOPR8042.JPG
Sobre os Amantes do Porto
  • White Facebook Icon
Receba novidades exclusivas por e-mail!

I'm a paragraph. Click here to add your own text and edit me. It’s easy. Just click “Edit Text” or double click me to add your own content and make changes to the font.

 

Read More

 

bottom of page