A deliciosa Francesinha
- Pâmela Alt
- 20 de set. de 2018
- 1 min de leitura

A Francesinha é a menina dos olhos de ouro quando o assunto é comida típica do Porto. Essa deliciosa receita leva pão, bife, linguiça, salsichas frescas, fiambre e queijo! Depois de levado ao forno vem o segredo: molho! Tendo como base tomate, cerveja preta e molho piri-piri, o que o torna levemente picante. (Algumas receitas variam, utilizando inclusive o delicioso vinho do Porto.)

A origem da Francesinha é creditada ao Daniel David Silva, que na década de 1950 trabalhava no restaurante Regaleira. Após ter passado um tempo como imigrante na França, se inspirou no prato “croque-madame” e “croque-monsieur” para criar a deliciosa francesinha. O restaurante ainda está em funcionamento e claro, servem Francesinhas!
O nome Francesinha, segundo reza a lenda, deve-se ao fato dele afirmar que: “As mulheres mais picantes que eu conheço, são as francesas.” Mas claro, história é história e existem várias versões. Uns dizem que a origem do prato remonta a Guerra Peninsular, afirmando que as tropas napoleônicas costumavam comer sanduíches de pão de forma e colocavam todo o tipo de carnes e muito queijo.
E aí, deu vontade de provar essa delícia?
Comments